Manual PABX Virtual
Índice
- 1 FONEFLEX PABX-IP
- 3 Acesso Empresa
- 3.1 Dashboard
- 3.2 Ramais
- 3.3 Lista de Ramais
- 3.4 Grupo ramais
- 3.5 Chamadas
- 3.6 Plano de discagem
- 3.7 Tronco
- 3.8 DID
- 3.9 Recursos
- 3.10 Usuários
- 3.11 Números Internos
- 3.12 Arquivos
- 3.13 Configuração
- 4 Acesso Ramal
- 5 Facilidades
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Acesso Empresa
Através deste acesso é possível que o cliente possa realizar varias configurações com poucos cliques.
Dashboard
Sendo o primeiro Item dos menus. Apresenta as informações do espaço ocupado no disco ocupado e disponível da empresa (Sendo formado por logs e gravação do áudio das chamadas).
Ramais
Na aba Ramais tem-se duas opções, onde a primeira é a ' Lista de Ramais ', e a segunda é ' Grupo de Ramais '.
Lista de Ramais
Aqui você tem acesso a todos os ramais cadastrados naquela empresa.
Criar Ramais
No canto inferior direito tem o botão ' + Inserir novo Ramal '.
Clicando nele você será direcionado à essa página, onde encontrará os campos:
- "Usuário de autenticação" - Define o usuario de autenticação para realizar o login em um determinado equipamento.
- "Senha SIP" - Senha utilizada para realizar a autenticação da conta no equipamento.
- "Senha Web" - Senha utilizada para realizar o login web do ramal em questão..
- "Nome" - Nome do Ramal.
- "Grupo de Ramais" - Define qual grupo o ramal pertence.
- "Plano de Discagem" - Define quais regras do plano de discagem esse ramal ira respeitar.
- "Gravar Chamada" - Possibilita a gravação do audio das duas pontas durante a chamada.
- "Código de Área" - DDD da região onde o ramal atenderá.
Caixa Postal
- "Habilita Caixa Postal" - Habilita o ramal a receber mensagens na caixa postal, caso a chamada não seja atendida.
- "Email" - Caso habilitada, os recados serão enviados para o email cadastrado.
Encaminhamento de Chamadas
- "Todas as chamadas" - Encaminha todas as chamadas para um Ramal, Fila ou Numero Externo.
- "Offline/Não atendido" - Encaminha as chamadas quando o ramal apresenta status de online e não atende, ou quando o ramal apresenta o status de offline para um Ramal, Fila ou Numero Externo.
- "Ocupado/Indisponível"
- Encaminha todas as chamadas quando o ramal apresenta o status de ocupado para um Ramal, Fila ou Numero Externo
Editar ramais
Atalho que encaminha o usuario para a pagina de edição dos dados do ramal:
Nesta página você só não pode alterar o Usuário de autenticação e o Número do Ramal.
Caixa Postal
Atalho que encaminha o usuario para alterar o email onde sera notificado quando ha mensagens na caixa postal.
Bloquear Ramal
Atalho que realiza o bloqueio do ramal, fazendo com que o mesmo deixe de efetuar e receber chamadas.
Excluir ramais
Atalho que realiza a exclusão do ramal (Realizada após a confirmação da ação).
Grupo ramais
Utilizada para definir grupos para os ramais (podendo ser utilizadas para dividir os ramais por setores), auxiliando nos processos de criação de filas e uso das teclas de facilidades.
Localizada em:
Criar Grupo ramais
No canto inferior direito tem o botão ' +Inserir novo Grupo '.
Clicando nele você será direcionado à essa página, onde encontrará um campo para nomeá-lo:
Assim que nomeá-lo e clicar em ' Inserir ', será direcionado à esta página, onde poderá adicionar os ramais desejados ao grupo recém criado.
Editar Grupo ramais
Para editar um Grupo basta clicar no ícone editar e será encaminhado para a tela de edição.
Excluir Grupo ramais
Para excluir um Grupo basta clicar no ícone excluir, o ícone da lixeira, e o sistema pergunta se você deseja excluir o mesmo.
Chamadas
Acessando o menu Chamadas, será possível visualizar as chamadas da Empresas, utilizando filtros por ramais de cada empresa, chamadas recebidas ou realizadas, período ou numero destino, para localizar uma chamada em especifico com mais facilidade.
Histórico de Chamadas
No extrato de chamadas é especificado todo o trajeto que a chamada percorreu até o atendimento e também disponibilizado um link para o download da gravação caso a gravação esteja habilitada para o ramal ou numero remoto.
Podendo até mesmo, enviar as chamadas por e-mail:
Chamadas Online
Lista todas as chamadas (Realizadas e recebidas) da empresa e apresenta nessa tela.
Apresenta se a chamada é recebida ou realizada, o numero de destino, a duração da chamada e um botão atalho para derrubar a chamada.
Plano de discagem
Na aba ' Plano de Discagem ' encontram-se os planos que sua empresa tem para cada tipo de ligação. Tais planos servem para diferenciar e categorizar qual tipo de chamada os ramais farão.
Criar plano discagem
Para criar um Plano basta clicar no botão ' +Inserir Plano de Discagem '.
Clicando nele você será direcionado para esta página, onde encontrará os seguintes campos:
- "Nome" - Nome do Grupo.
Editar plano discagem
Para editar um Plano basta clicar no ícone editar e será encaminhado para a tela de edição. Nesta página você poderá alterar o nome do Plano.
Regras do Plano de Discagem
Para editar as regras do Plano, clique sobre o ícone de Editar as regras do Plano de Discagem.
Selecione a o tronco que vai sofrer a alteração e depois selecione o que vai ser alterado.
Excluir plano discagem
Atalho que executa a exclusão do plano de discagem (Apos a confirmação, solicitada pelo sistema).
Tronco
Na aba ' Tronco ' são exibidas as conexões da sua empresa com a operadora.
Criar Tronco
Para criar um Tronco basta clicar no botão ' + Tronco '.
clicando nele você será direcionado para esta página, onde encontrará os seguintes campos:
- "Nome" - Nome do tronco.
- "Endereço" - Url SIP da empresa.
- "Corta Dígitos" - Podendo cortar de 1 atá 4 dígitos iniciais.
Ex: O número é 5511973647921, cortando 2 dígitos ficaria 11973647921.
- "Insere Dígitos" - Para identificar de onde vem a ligação, pode-se acrescentar até 4 dígitos na frente do número.
Ex: O número é 5511973647921, acrescentando 4 dígitos ficaria 2222# 5511973647921.
- "Usuário" - Número que aparecerá no identificador de chamadas, não podendo ficar vazio.
- "Senha" - Senha de autenticação SIP.
E os campos de tarifas para cada tipo de configuração e seu fracionamento.
Editar Tronco
Para editar um Tronco basta clicar no ícone editar, assim como ilustrado na figura abaixo e será encaminhado para a tela de edição.
Excluir Tronco
Para excluir um Tronco basta clicar no ícone excluir, assim como ilustrado na figura abaixo e o sistema pergunta se você deseja excluir o mesmo.
Números - DID
Na aba ' DID ' são exibidos seus números virtuais, ele permite que chamadas de fora sejam redirecionadas para um número local. Ou seja, caso você more em São Paulo e tenha muitos clientes em Minas Gerais, poderá criar um número virtual com o prefixo de lá, dessa forma o cliente poderá ligar para você em São Paulo pagando o preço de uma chamada local.
Criar DID
Para criar um DID basta clicar no botão ' + Inserir novo DID '.
Clicando nele você será direcionado para esta página, onde encontrará os seguintes campos:
- "Número" - Número da DID
- "Aponta para" - A DID pode apontar para um Ramal, URA ou Fila.
- "Destino" - Qual áudio será reproduzido ao tocar.
- "Registrar" - Adicionado os campos de autenticação com o fornecedor (Domínio, Usuário e Senha).
- "Gravar Chamadas" - Habilita a gravação do áudio da chamada.
- "Horário de funcionamento" - Selecione o horário de funcionamento do fila e o áudio que será apresentado fora deste período.
Caso haja horário, aparecerão os seguintes campos:
- "Período" - Determina uma faixa de horário em que o numero funcionará
- "Dias da semana" - determina quais dias o numero passará a funcionar
- "Áudio Fora de Funcionamento" - Áudio reproduzido caso a ligação ocorra fora do horário de funcionamento.
Editar DID
Para editar um DID basta clicar no ícone editar, assim como ilustrado na figura abaixo e será encaminhado para a tela de edição.
Excluir DID
Para excluir um DID basta clicar no ícone excluir, assim como ilustrado na figura abaixo e o sistema pergunta se você deseja excluir o mesmo.
Recursos
Na aba ' Recursos ' encontram-se cinco opções, cujas são:
Sala de conferência
Ao acessar o menu de Recursos, no sub menu Sala de Conferencia:
Nesta opção você encontra suas sala de conferências, onde pode se comunicar com várias pessoas simultaneamente.
Criar Sala de Conferências
Para criar um Plano basta clicar no botão ' +Inserir nova Sala de Conferência '.
Clicando nele você será direcionado para esta página, onde encontrará os seguintes campos:
- "Número da Sala"
- "PIN" - Autenticação para entrar na sala, que é gerado automaticamente pelo sistema podendo ser mudado.
- "Nome" - Nome da Sala de Conferência.
Editar Sala de Conferência
Para editar uma Sala basta clicar no ícone editar, assim como ilustrado na figura abaixo e será encaminhado para a tela de edição.
Excluir Sala de Conferência
Para excluir uma Sala basta clicar no ícone excluir, assim como ilustrado na figura abaixo e o sistema pergunta se você deseja excluir o mesmo.
URA
Nesta opção você encontra suas URAS, elas são áudios pré gravados para atender aos clientes e fornecerem informações, e até mesmo resoluções, aos clientes sem terem que falar diretamente com um atendente.
Criar URA
Para criar uma URA basta clicar no botão ' + Inserir nova Sala de Conferência '.
Clicando nele você será direcionado para esta página, onde encontrará os seguintes campos:
- "Nome" - Insira o nome da URA.
- "Número" - Insira um número para acesso direto à URA.
- "Áudio Inicial" - Selecione o áudio que será utilizado na URA.
- "Repetições" - Quantas vezes o áudio deverá ser reproduzidos.
- "Permite discagem a ramal" - Permite uma discagem direta na execução da URA.
Horário de Funcionamento - Selecione o horário de funcionamento do fila e o áudio que será apresentado fora deste período.
Caso este seja habilitado serão exibidos os campos de:
- "Início"
- "Fim"
- Dias da Semana"
- "Áudio Fora de Funcionamento"
- "Ação Fora de Funcionamento"
Ações da URA
- "Dígito (0-9)" - Dígitos informados durante a chamada.
- "Ação" - De acordo com o dígito informado, encaminhará a chamada para uma FILA, URA ou RAMAL.
- "Destino" - Para onde a ligação será encaminhada.
- "Padrão" - Um dígito que quando informado encaminha automaticamente para um ramal ou Fila.
Editar URA
Para editar uma URA basta clicar no ícone editar, assim como ilustrado na figura abaixo e será encaminhado para a tela de edição.
Excluir URA
Para excluir uma URA basta clicar no ícone excluir, assim como ilustrado na figura abaixo e o sistema pergunta se você deseja excluir a mesma.
Fila
Localizada no Menu de Recursos, no sub menu de Fila:
Nesta opção são exibidas suas filas, elas servem para determinar como as ligações tocarão em determinados ramais.
Criar Fila
Para criar uma Fila basta clicar no botão ' +Inserir nova Fila '.
Clicando nele você será direcionado para esta página, onde encontrará os seguintes campos:
- "Nome" - Insira o nome da Fila.
- "Número" - Insira de ligação para fila.
- "Tipo" - Selecione a ordem de atendimento da fila.
- "Música em espera" - Selecione a musica de espera da fila.
- "Tempo máximo na fila(s)" - Insira o tempo máximo de espera na fila de atendimento.
- "Tempo chamando ramal na fila(s)" - Insira o tempo máximo chamando cada ramal na fila.
Horário de Funcionamento - Selecione o horário de funcionamento do fila e o áudio que será apresentado fora deste período.
Caso este seja habilitado serão exibidos os campos de:
- "Período"
- "Dias da Semana"
- "Áudio Fora de Funcionamento"
E abaixo são exibidos os ramais a serem adicionados na fila.
Editar Fila
Para editar uma Fila basta clicar no ícone editar, assim como ilustrado na figura abaixo e será encaminhado para a tela de edição.
Excluir Fila
Para excluir uma Fila basta clicar no ícone excluir, assim como ilustrado na figura abaixo e o sistema pergunta se você deseja excluir a mesma.
Arquivos de Áudio
Localizada no Menu de Recursos, no sub menu de Fila:
Nesta opção exibirá os arquivos de áudio a serem executados em uma URA, Fila, ou DID.
Inserir novo Áudio
Para adicionar um Áudio basta clicar no botão '+ Inserir novo áudio'.
Clicando nele você será direcionado para esta página, onde encontrará os seguintes campos:
- "Áudio" - Escolher o áudio que será executado.
- "Nome" - Nome do áudio para ser listado no sistema.
- "Local de uso" - Em que local ele será executado.
Editar Áudio
Para editar um Áudio basta clicar no ícone editar, assim como ilustrado na figura abaixo e será encaminhado para a tela de edição.
Excluir Áudio
Para excluir um Áudio basta clicar no ícone excluir, assim como ilustrado na figura abaixo e o sistema pergunta se você deseja excluir o mesmo.
Mesa Operadora
Localizado no menu de Recursos, no sub menu Mesa Operadora:
Nesta opção exibe todos os Ramais em seus devidos Grupos, mostrando seus estados (Em cores):
- Online - Verde
- Em Ring (estado antes de entrar em chamada) - Amarelo
- Em Chamada - Azul
- Offline - Vermelho
Musica de Espera
Localizado no menu de Recursos, no sub menu Musica de Espera:
Tela onde pode ser alterada a musica de espera da empresa no PABX.
Usuários
Localizado no menu de Usuários:
Acesso de Empresa semelhante ao acesso Administrativo. Onde é listado todos os usuários daquela empresa:
Números Internos
Localizado em:
Nesta aba são exibidos todos os números da empresa, desde ramais até filas, e assim por diante.
Arquivos
Localizada no Menu de Arquivos:
O usuário consegue realizar o download e exclusão dos arquivos de áudio gerados.
Configurações
Localizada no Menu de configurações:
Local onde o usuário pode cadastrar a conta utilizada para o envio de arquivos por Google Drive.
Acesso Ramal
Login
Acesse o painel através do endereço de IP/pabx em seu navegador Web e digite o login do ramal desejado.
Ramal
Ao fazer login o usuário é direcionado à página ' Ramal ', onde se encontram os campos:
Facilidades
Neste tópico serão listados comandos de facilidade reconhecidos pelo PABX.
Puxar Chamadas
Utilize o comando abaixo para receber uma chamada tocando em um ramal dentro do mesmo grupo de ramais.
Ex: * + 8 + #
Transferência de Chamadas
Para transferir uma chamada, você tem duas opções:
- "Transferência Assistida" - Você conversa com a pessoa para qual vai transferir a chamada e depois transfere a chamada.
Ex: * + 2 + n° destino + #
- "Transferência às cegas" - A chamada é transferida diretamente sem conversar com a pessoa que receberá a chamada antes.
Ex: # + 1 + n° de destino + #
Obs: O destino que a chamada pode ser transferida, pode ser um numero interno do PABX ou externo. Para visualizar a lista de números internos clique na aba amostra abaixo.